6 erros de um cartão de visitas profissional

6 erros de um cartão de visitas profissional

Todo profissional precisa ter um cartão de visitas. Esse material é, na maioria das vezes, o primeiro contato que potenciais clientes e parceiros comerciais têm com a sua empresa. Por isso, muitos o consideram uma das formas mais efetivas de divulgação.

Mas não é qualquer um que consegue desenvolver um cartão de visitas realmente efetivo e dentro das propostas de cada negócio. Caso seu cartão não seja dos melhores, isso pode prejudicar sua empresa a ponto de potenciais clientes desistirem de fechar contrato com você por conta deste pequeno detalhe.

Tendo isso em vista, nós da Printi decidimos listar os 6 erros mais comuns na confecção de um cartão de visitas profissional. Ficou curioso? Então confira:

1. Informação excessiva

O fato de o cartão de visitas ser o primeiro contato de sua empresa com potenciais clientes não justifica a inserção de informações excessivas no material.

Este produto é pensado para fornecer somente as informações primordiais, instigando um público-alvo a se interessar por seus serviços e, então, solicitar mais detalhes. Por isso, evite colocar valores e descrições muito detalhadas de suas atividades. Dê apenas o suficiente para que eles sintam a necessidade de saber mais.

2. Falta de informação

Por outro lado, a falta de informações básicas no seu cartão de visitas pode ser tão prejudicial quanto seu excesso.

Lembre-se que este material exige o logotipo da empresa, seu contato (telefone e/ou e-mail) e indicações que expliquem genericamente os serviços prestados.

3. Diagramação não organizada

A não organização gráfica dos elementos que compõe seu cartão de visitas pode surtir um efeito pior do que uma simples desarmonia visual.

É preciso que as fontes e elementos tenham um espaço de respiro entre si, o que facilita a legibilidade da mensagem e prioriza as informações que o leitor deve ter contato quando estiver com este material em mãos.

4. Uso de cores, fontes e formas destoantes

Evite ao máximo o uso de elementos extremamente chamativos e destoantes entre si. O cartão de visitas é um material profissional de divulgação o que, por sua vez, implica em um certo padrão de estilo e organização.

Cores muito vibrantes, fontes fantasia e formas exageradas podem distrair seu público e fazer com que percam o foco do que realmente importa.

5. Cartão de visitas X Proposta da empresa

Apesar deste material ter um caráter mais profissional, muitas empresas se diferenciam por possuir uma identidade mais lúdica e leve.

Por conta desses contrastes com empresas mais sóbrias, é preciso entender a proposta de cada negócio para elaborar um cartão de visitas efetivo.

Uma empresa de festas infantis, por exemplo, não terá o mesmo estilo de cartão de visitas que um escritório de advocacia.

6. Impressão de má qualidade

Outro fator que prejudica a efetividade de um cartão de visitas é justamente a má qualidade de sua impressão.

Além de passar uma imagem visualmente desagradável, uma empresa que fornece um cartão de visitas com acabamento ruim tende a ser vista como uma instituição desleixada e sem cuidados com a própria marca.

Você conhece outros erros que podem prejudicar a eficácia de um cartão de visitas profissional? Compartilhe suas impressões com a gente nos comentários abaixo e aproveite para acessar nossa loja virtual. Lá você poderá conferir nossas opções de confecção de cartões de visita e ainda solicitar um orçamento online do conforto de seu escritório.